• (11) 99988-3130 - Instituto do Atleta
  • (11) 2151-0574 - Consultório Einstein
  • falecom@doutorandreoli.com.br

Dor no ombro pode ser lesão no manguito rotador

Manguito rotador
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

A dor no ombro pode ser lesão no manguito rotador. Aliás, essa é uma queixa comum no nosso consultório. Esse trauma do manguito rotador está relacionado ao envelhecimento e é uma das principais causas de dor no ombro.

A degeneração dos sistemas muscular e esquelético é um processo natural dos humanos que se inicia a partir dos 35 a 40 anos. O ombro, por ser a articulação que possui maior mobilidade do corpo humano, é diretamente afetado por esse processo de envelhecimento, especialmente na estrutura de músculos chamada de manguito rotador. 

Mas afinal, o que é o manguito rotador?

 

Manguito rotador: o que é e quais as causas das lesões

O manguito rotador é um grupo de quatro músculos: o supra-espinhoso, infra-espinhoso, redondo menor e subescapular. Um outro músculo que às vezes é incluído no manguito rotador é a cabeça longa do bíceps.

Cada um destes músculos tem uma função específica e, em conjunto, trabalham para movimentar e posicionar o membro superior em todas as posições possíveis. De uma maneira geral, este grupo de músculos permite a movimentação livre dos braços em uma enorme amplitude de movimento.

Em razão da grande mobilidade do ombro, o manguito rotador é suscetível a sofrer lesão, tanto por acidentes (quedas) quanto por esforço repetitivo, por caráter esportivo ou de trabalho. E, como já escrevi anteriormente, a lesão se associa principalmente à degeneração natural dos tendões ao longo da vida.

 

Lesões do Manguito Rotador

As lesões no manguito rotador ocorrem mais frequentemente em pessoas que executam movimentos de elevação ou rotação dos braços em atividades profissionais ou esportivas de forma repetitiva. Os melhores exemplos são os pintores, carpinteiros e jogadores de tênis profissionais e os de “fim de semana”. As lesões podem variar de um processo inflamatório até rupturas parciais ou completas de um ou mais músculos e tendões da região.

 

A dor da lesão do manguito rotador

A dor associada a uma lesão no manguito rotador pode perturbar o sono, especialmente se a pessoa dormir sobre o ombro afetado. Ela é descrita como uma dor maçante e profunda no ombro, e ela pode tornar difícil ações como pentear o cabelo ou colocar as mãos nas costas. A dor pode ser acompanhada por fraqueza do braço. Sem tratamento, a lesão do manguito rotador pode levar a rigidez ou fraqueza permanente e pode resultar em degeneração progressiva da articulação do ombro.

 

 

Dor no manguito rotador: quando consultar um médico?

Uma dor no ombro que é de curta duração pode ser avaliada pelo seu clínico. Porém, consulte o seu ortopedista especialista em ombro e cotovelo, imediatamente, se tiver uma perda súbita de movimento após uma lesão. 

Se você tem dor que dura mais do que algumas semanas ou foi formalmente diagnosticado com uma lesão do manguito rotador, precisa ser visto por um ortopedista especialista em ombro e cotovelo.

Em lesões menos graves, muitas pessoas se recuperam da lesão do manguito rotador com exercícios de fisioterapia. Eles melhoram a flexibilidade e a força dos músculos que rodeiam a articulação do ombro.

Às vezes, as rupturas do manguito rotador podem ocorrer como resultado de uma única lesão. Nessas circunstâncias, os cuidados médicos devem ser prestados o mais rápido possível. Rupturas extensas do manguito rotador podem exigir reparo cirúrgico, transferência de tendões alternativos ou até a completa substituição da articulação em uma artroplastia de ombro ou prótese do ombro.

 

Se você está com dor no ombro ou precisa de mais informações, entre em contato comigo por .Ou se preferir, por email: falecom@doutorandreoli.com.br 

 

Terei o prazer em atendê-lo,

 

Até breve!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir o chat
Fale conosco
Olá
Podemos ajudar ?