Fraturas da clavícula são comuns no ciclismo e motociclismo

use-equipamentos-seguranca-bike02938923-845x683

Nos últimos anos houve um aumento da prática esportiva com bicicletas e motos, promovendo também um aumento do atendimentos nos prontos socorros de lesões traumáticas denominadas FRATURAS DA CLAVÍCULA.

As quedas provocam principalmente as fraturas da clavícula, em 25% no ciclismo e 35% motociclismo. No diagnóstico clínico, o paciente refere a dor, escoriações, hematomas e a dificuldade de movimentação do braço afetado. Nos traumas, sempre pesquisar e questionar as lesões na cabeça e coluna vertebral.

Foto1 e 2 – Aspecto clinico do trauma na clavícula

O diagnóstico complementar é realizado por meio da radiografia da clavícula, onde se evidencia o local e tipo da fratura seja a fratura no terço médio, a mais comum, medial ( perto do esterno ) ou lateral ( perto da articulação acrômio-clavicular ) da clavícula e em alguns casos, a tomografia computadorizada auxilia no melhor entendimento da lesão.

Foto 3 e 4– Radiografia e Tomografia Computadorizada evidenciando a fratura do terço médio da clavícula

O tratamento das fraturas era eminentemente conservador até 10/15 anos atrás, atualmente apresenta indicações cirúrgicas absolutas devido ao desvio da fratura, exposição e compressão da pele. Fraturas com pequeno desvio, em alguns casos, podemos optar pela cirurgia, para um retorno precoce ao esporte. A técnica cirúrgica com a utilização de placas e parafusos é o método de escolha e em alguns casos
específicos o uso de hastes intramedulares.

Foto 5 e 6 Técnica cirúrgica com placas e parafusos e haste intramedular

O tempo de consolidação da fratura em casos de tratamento conservador varia de 6 a 12 semanas com utilização de tipóia e/ou enfaixamento em 8. No tratamento cirúrgico, o tempo varia entre 4 a 8 semanas. O retorno à prática esportiva é mais rápido com tratamento cirúrgico.

Pratique seu esporte com segurança , com equipamentos de boa qualidade, treinos com supervisão , conhecer antecipadamente os locais de treinos, treinos com profissional da área.

Procure o pronto socorro na urgência e um médico especialista para acompanhamento.

Dr Carlos Vicente Andreoli CRM79968
Consultório: 21510574 – 999883130

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o chat
Fale conosco
Olá
Podemos ajudar ?