• (11) 99988-3130 - Instituto do Atleta
  • (11) 2151-0574 - Consultório Einstein
  • falecom@doutorandreoli.com.br

Inovação e Tecnologia nas Cirurgias do Ombro

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest

Nos últimos 10 anos, as cirurgias da articulação do ombro apresentaram diversas evoluções tecnológicas, seja na qualidade dos materiais, implantes, no planejamento pré-operatório ou nas  próteses utilizadas, promovendo um impacto na melhora da segurança, qualidade e  resultados clínicos para o paciente.

Nos casos de luxações glenoumerais “ombro que sai do lugar”, quando ocorre a necessidade da sutura /reparo dos ligamentos rompidos, surgiram âncoras absorvíveis com maior tempo para reabsorção, menor reação inflamatória, melhor qualidade e maior resistência dos fios de sutura e implantes, tais como “endobutton”, específicos para correção das lesões acrômio-claviculares.

Todas as âncoras , principalmente metálica ou absorvíveis, possuem atualmente fios de sutura ultraresistentes “fiber wire”, “orthocord”, “maxbraid” que promovem uma maior segurança para sutura dos tendões. (foto1 – âncoras absorvíveis com fios resistentes)

Nas cirurgias de ruptura do manguito rotador, quando tendão rompe, surgiram âncoras com várias espessuras e com maior número de fios de sutura, auxiliando nas técnicas de preenchimento do “footprint”, área onde tendão insere no osso, melhorando a  cicatrização do tendão suturado. (Foto 2 – técnica de sutura de manguito rotador)

No casos de artrose do ombro, existem casos que necessitam de cirurgias com próteses, surgiram os softwares de planejamento pré-operatório, associado à impressão 3D de guias para as cirurgias, promovendo uma melhora da precisão da técnica e melhores resultados clínicos. 

A prótese reversa do ombro, para os casos avançados de lesões de manguito rotador e fraturas graves do úmero proximal, tornou-se uma opção viável, com resultados clínicos promissores. (foto 3 – planejamento pré-operatório, foto 4 – artroplastia reversa).

Atualmente para cada cirurgia da articulação do ombro, existem diversos materiais, produtos e softwares que possibilitam uma maior precisão da cirúrgica e com resultados clínicos promissores.

Dr. Carlos Vicente Andreoli
Ortopedia e Medicina Esportiva
Especialista em Cirurgia de Ombro e Joelho

Agende sua consulta: Whatsapp – 11 99988-3130 – Consultório : 11 2151-0574 (Hospital Albert Einstein).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Abrir o chat
Fale conosco
Olá
Podemos ajudar ?